Riscos, Práticas e Comportamentos Adequados Nas Redes Sociais
10 Regras de Etiqueta nas Redes Sociais
- Evite inundar a sua rede com posts todo o tempo. Por vezes demasiada informação tem o mesmo efeito que nenhuma informação. Evite o “oversharing”, ou seja, o excesso de pensamentos, pontos de vista, acções e factos irrelevantes do seu dia-a-dia. O excessivo débito de conteúdos sem qualquer critério, pode tornar-se aborrecido.
- Respeite o status dos chats de conversa. Se alguém está indisponível é porque, por algum motivo, não pode falar.
- Evite comentários preconceituosos e/ou agressivos. Lembre-se que um pequeno comentário poderá ter um impacto muito grande em quem o lê e pode interpretá-lo mal. Além disso fica escrito e visível por tempo indeterminado. Isto poderá dar uma imagem errada de si.
- Evite publicações de conteúdos inapropriados. Se tem dúvidas que possam causar constrangimento ou chocar alguém, então não as publique.
- Não escreva mensagens em letra maiúscula. Vai dar a entender que está a gritar ou num registo agressivo.
- Tente utilizar uma linguagem agradável e evite os erros ortográficos. A forma como transmite a mensagem pode superar em atenção o conteúdo da mesma.
- Evite o envio constante de jogos e aplicativos. Receber as atualizações automáticas sobre os seus jogos ou passatempos, já será mais do que suficiente para os seus familiares e amigos.
- Evite fazer divulgações identificando pessoas nas fotos ou comentários. Pode não ser agradável alguém ter uma foto agregada ao seu perfil que não queira partilhar. Muito menos se começar a receber notificações por cada comentário colocado.
- Peça permissão antes de adicionar alguém a um grupo. É importante certificar-se que essa ação não causa constrangimentos. Pertencer a um grupo pode ser uma coisa simples e inocente, mas também poderá associar a algum ideal social ou politico, por exemplo.
- Evite tomar o lugar da imprensa. Lembre-se que todos podemos ser amigos ou fãs dos meios de comunicação e das celebridades. Reproduzir notícias de jornais ou revistas a toda a hora ou “retweetar” o que uma celebridade faz a cada minuto pode ser desinteressante e cansativo.